Regulamento Racenature - Racenature Mondim de Basto

Ir para o conteúdo

Regulamento Racenature

A prova
RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020
REGULAMENTO PARTICULAR

 
 
1. DEFINIÇÃO DO EVENTO
 
O Racenature Mondim de Basto não é um evento de competição. É um evento de cicloturismo em que os participantes andam ao seu ritmo em toda a extensão do percurso, sendo-lhes no entanto cronometrado, por meios eletrónicos (chip), o tempo que demoram a completar a totalidade do percurso. É um passeio desportivo de bicicletas de montanha (onde poderão participar bicicletas com motor), com orientação por GPS, aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 19 anos de idade (à data do início do evento), de qualquer sexo, ou nacionalidade, sendo cada participante responsável pela sua participação no evento em termos físicos e clínicos.
 
 
As etapas decorrem em caminhos rurais e trilhos na região de Mondim de Basto, fazendo também utilização da via pública, sem interrupção da circulação automóvel nem elementos da organização nos cruzamentos e entroncamentos ao longo de todo o percurso, pelo que todos os participantes devem obrigatoriamente cumprir as regras de trânsito. A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes.
 
 
O RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020 ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho de 2020 na região de Mondim de Basto. A organização pertence a Cabreira Solutions, responsável pela organização e promoção da prova, em conformidade com o presente Regulamento.
 
 
Os concorrentes participam a solo ou em equipas de 2 elementos, que nunca podem circular afastados mais do que um minuto entre si, guiados apenas por GPS individual, num percurso obrigatório.
 
 
Etapas:
 
§ Dia 11 de julho, sábado - Etapa 1 de 80 kms (Partida às 9h00);
 
§ Dia 12 de julho, domingo - Etapa 2 de 70 kms (Partida às 9h00).
 
 
 
2. INSCRIÇÕES
 
As inscrições no RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020 são limitadas a 250 participantes e deverão ser efetuadas unicamente na plataforma on-line www.racenature.com e os pagamentos realizados através de Multibanco (pagamento de serviços), com códigos atribuídos no ato da inscrição.
 
 
As inscrições abrem dia 22 de junho de 2020 pelas 12h00, com a colocação online do respetivo formulário de inscrição no site oficial do evento, e encerram às 23h59 de dia 03 de julho de 2020.
 
 
As inscrições podem ser dadas como encerradas assim que se atinja o número máximo de participantes validados.
 
 
Dada a conjuntura atual e as normas sanitárias recomendadas pela DGS, existem apenas 2 tipos de inscrição no RACENATURE MONDIM DE BASTO:
 
·       Inscrição LIGHT SOLO
 
·       Inscrição LIGHT DUPLA
 
 
A Inscrição LIGHT no RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020 incluí:
 
·       Participação na prova, frontal, tracks gps;
 
·       Não contempla alojamento nem pernoita em pavilhão;
 
·       Lanche reforçado na zona de chegada das etapas dos dias 12 e 13 de julho de 2020 (“meal box”);
 
·       Abastecimentos líquidos e sólidos na etapa;
 
·       Primeiros socorros;
 
·       Assistência mecânica profissional durante a prova;
 
·       Seguro de acidentes pessoais de acordo com a lei em vigor (para atletas não federados);
 
·       Classificação após cada etapa e final;
 
·       Medalha de Finisher a todos finalistas;
 
 
VALORES
 
O valor das inscrições é de 69€ por atleta
 
 
*Extras:
 
Assistência mecânica profissional:
 
▫ 1 dia (sábado): 15€/atleta;
 
 
 
3. PARTICIPAÇÃO
 
 
São admitidos participantes dos seguintes escalões etários:
 
 
GERAL SOLOS
 
Elite Masculino (19 aos 29 anos)
 
Master 30 Masculinas (30 a 39 anos)
 
Master 40 Masculinas (40 a 49 anos)
 
Master 50 Masculinas (50 a 59 anos)
 
Master 60 Masculinas (+60 anos)
 
PRO Femininas
 
 
GERAL DUPLAS
 
Elites Masculinas (19 a 29 anos)
 
Master 30 Masculinas (30 a 39 anos)
 
Master 40 Masculinas (40 a 49 anos)
 
Master 50 Masculinas (50 a 59 anos)
 
Master 60 Masculinas (+60 anos)
 
Equipas Femininas
 
Equipas Mistas
 
 
GERAL BICICLETAS ELETRICAS
 
Classificação geral
 
 
Para atribuição da Categoria respetiva, será tida em conta a média de idades dos dois elementos da equipa.
 
 
a)      No Race Nature apenas é permitida a participação com bicicletas de btt  (poderão participar bicicletas com motor, no entanto estes atletas estão sujeitos a uma classificação diferente).
 
b)      É obrigatória a utilização de aparelho de GPS durante toda prova, com os tracks fornecidos pela organização carregados, e pilhas suplentes.
 
c)      Os participantes estão obrigados a fazerem-se acompanhar de telemóvel, com os números fornecidos pela organização, ativo durante toda a etapa.
 
d)      É obrigatório o uso de capacete de ciclismo homologado. O não cumprimento desta regra implica a exclusão imediata da prova.
 
e)      A participação na prova é da responsabilidade de cada participante, assumindo na totalidade os riscos inerentes à sua participação.
 
f)       Ao se inscreverem na prova, os atletas confirmam que leram e aceitaram o Termo de Responsabilidade disponível no site do Racenature Mondim de Basto (poderá ser consultado AQUI), e afirmam não possuírem, à data da sua participação, qualquer impedimento quer de ordem física quer psicológica para a prática desta modalidade. Do mesmo modo, o atleta afirma não recorrer e não ter recorrido à utilização de substâncias, que interfiram no direto desempenho e/ou rendimento no evento.
 
g)      A organização não se responsabiliza por nenhum acidente que possa ser causado ou possa vitimar qualquer participante, que deverá estar coberto pelo seguro da sua licença federativa ou pelo seguro de prova, nem por qualquer despesa efetuada por algum participante durante a prova.
 
h)      Os atletas são responsáveis pela sua inscrição e participação no RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020, conscientes de que esta é uma prova exigente do ponto de vista físico, requerendo uma preparação adequada e uma boa forma física. É recomendável que cada atleta efetue um exame médico adequado antes de participar nesta prova, e que se prepare fisicamente de forma conveniente.
 
 
4. PERCURSO
 
O percurso decorrerá em caminhos rurais e trilhos na região de Mondim de Basto, estando aberto ao movimento de outros veículos, pelo que os concorrentes devem ter em consideração o facto de poderem haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova.
 
 
A organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente que o participante possa causar ou ser vítima, nem de eventuais dívidas contraídas pelos participantes antes, depois ou no decurso do RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020, nem de avarias ou extravios que possam sofrer bicicletas e/ou outros equipamentos dos participantes. Ao inscrever-se, o participante está implicitamente a isentar a organização de responsabilidade por perda ou deterioração de objetos pessoais sob qualquer circunstância
 
 
Sendo uma prova guiada por GPS, o percurso da prova não estará marcado no terreno e não estarão sinalizados os cruzamentos e zonas de perigo. Não existirão quaisquer fitas no terreno, apenas raras sinalizações de perigo que serão retiradas logo após a passagem dos participantes, de forma a diminuir o impacto negativo no meio ambiente e nas populações locais.
 
 
 
5. CONTROLOS DE PASSAGEM (CP)
 
A Organização montará ao longo do percurso Controlos de Passagem secretos. A passagem nesses controlos de passagem é obrigatória e a falta de passagem num CP implica a desclassificação da equipa. Estes Controles de Passagem terão uma hora de fecho, pelo que depois dessa hora, os participantes são obrigados a abandonar a etapa e serão transportados para o final pela Organização ou receberão indicações de como chegar ao final da etapa de forma segura.
 
 
 
6. AJUDA EXTERNA
 
Fora das zonas de abastecimento ou assistência técnica não é permitida qualquer ajuda ao participante, sob pena de desclassificação. Não é possível a troca de bicicleta no decurso de uma etapa.
 
 
 
7. ZONAS DE ABASTECIMENTO
 
No decorrer de cada etapa existirão zonas de abastecimento onde a organização disponibilizará alimentos sólidos e líquidos.
 
 
 
8. CLASSIFICAÇÕES
 
O controlo de tempo será feito ao centésimo de segundo.
 
O tempo realizado por uma equipa é obtido tendo por base a roda traseira do 2º elemento da equipa a cruzar a linha de meta.
 
 
A hora de fecho do Controlo de Chegada será informada posteriormente no racebook. Esta hora de fecho tem por premissa da organização salvaguardar a segurança e integridade física dos atletas em prova. No entanto, à semelhança de todos os Racenature já realizados, a organização tenta que todos os atletas terminem o seu desafio, caso seja da vontade dos mesmos, independentemente do tempo que demorem.
 
 
As equipas têm de entregar o seu GPS após cruzada a linha de Meta.
 
 
Em caso de desclassificação ou não terminar a etapa, poderá alinhar no dia seguinte. Será atribuído a esse participante o tempo máximo previsto para a etapa. Na Classificação Geral aparecerá depois de todos os participantes sem classificação atribuída.
 
 
O RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020 será ganho pelo participante a solo e pela equipa que somar o menor tempo no final da primeira e segunda etapa (o prólogo não contará para a classificação da prova).

No final de cada etapa serão entregues as camisolas de Líder aos primeiros classificados das seguintes categorias: Elites masculino; Master 30 masculino; Master 40 masculino; Master 50 masculino; Equipas Mistas; Equipas femininas; PRO Feminina; Elétrica.
 
 
 
9. ABANDONO DA PROVA
 
Todos os dorsais terão dois contactos da Organização: número de Emergência (para acionar em caso de urgência); número de Assistência (para concorrentes que não consigam atingir a meta pelos seus próprios meios). Se por qualquer razão um participante decidir desistir da Prova, terá de imediato de informar a Organização para o número de Assistência para que a organização possa tomar as devidas precauções e prestar uma correta informação aos acompanhantes.
 
 
Deverá retirar o frontal, não causar embaraço aos restantes participantes, nomeadamente circular em sentido contrário ao do percurso em competição.
 
 
A organização terá um Veículo de Fecho, que se encarrega de verificar que nenhum participante se encontra no percurso após fecho do mesmo, pelo que é importante avisar a organização da desistência e o que pretende fazer. O seguro de Acidentes, só cobre as situações ocorridas dentro do percurso da prova. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente nas vias públicas, por outro caminho do que o fornecido pela organização.
 
 
 
10. ASSISTÊNCIA TÉCNICA
 
É interdito o fornecimento de assistência mecânica durante a prova por carros de apoio particulares ou das equipas dos participantes. É expressamente proibida a circulação de viaturas das equipas e particulares durante o percurso.
Aconselha-se os participantes a transportarem consigo material e ferramentas básicos, como câmaras-de-ar suplentes, desmontas e bomba para fazer face a problemas simples como furos.
 

No final de cada dia de prova a Organização providenciará a assistência mecânica às bicicletas, conforme solicitação (poderão adquirir este serviço como extra aquando da inscrição). Caso seja necessária a utilização de alguma peça ou acessório para reparação da bicicleta, o participante será primeiramente consultado e informado do valor dos componentes. Caso o atleta dê o aval à colocação dos componentes aconselhados para a reparação, os mesmos serão cobrados aos respetivos atletas incluído a taxa de IVA legal em vigor.
 
 
 
11. ECO RESPONSABILIDADE E CIVISMO
 
A organização atuará sempre perante a constatação de um comportamento anti desportivo de um participante. A sanção implicará a advertência, desclassificação e proibição de inscrição em futuras provas organizadas pela organização.
 
Os participantes são obrigados a ter uma conduta responsável no que respeita à limpeza e preservação do meio ambiente em todas as zonas utilizadas pelo RACENATURE, na totalidade do percurso e nas zonas de partida e chegada. É estritamente proibido o arremesso de resíduos para o chão, antes, durante e no final do evento, cabendo aos participantes a responsabilidade de guardar consigo os resíduos das embalagens de alimentos e bebidas por si utilizadas. Durante o percurso, nomeadamente nas zonas de abastecimento e à saída das mesmas, serão disponibilizados recipientes para depositar o lixo transportado pelos ciclistas.
 
Será igualmente considerado uma ação grave, fazer lume, destruição de terrenos e desrespeito pelas regras de trânsito.
 
 
12. PRÉMIOS
 
 
1ª Etapa:
 
- Jersey de Líder aos primeiros classificados a solo e em dupla das categorias: Elites masculino; Master 30 masculino; Master 40 masculino; Master 50 masculino; Master 60 masculino; Equipas Mistas; Equipas femininas; PRO Feminina; Elétrica.
 
 
Prémios Finais:
 
- Medalha de Finisher a todos finalistas;
- Troféu à 1ª, 2 ª e 3 ª Equipa à Geral;
 
- Troféu ao 1º, 2º e 3º Classificados à Geral;
 
- Jersey de Líder aos primeiros classificados a solo e em dupla (no total das 2 etapas) das categorias: Elites masculino; Master 30 masculino; Master 40 masculino; Master 50 masculino; Master 60 masculino; Equipas Mistas; Equipas femininas; PRO Feminina; Elétrica.
 
 
 
13. SECRETARIADO
 
Localização, horários e entrega de kits - serão fornecidos detalhes em aditamento.
 
 
14. ALTERAÇÃO DOS PERCURSOS OU CANCELAMENTO DA PROVA
 
A organização reserva-se o direito de efetuar as modificações que considere oportunas, no percurso ou outras, sempre e quando estas se justificarem.
Por motivos imprevistos, a organização poderá ver-se obrigada a adiar ou a cancelar a prova, nas 72h horas antes do início do evento, cabendo apenas aos participantes inscritos o reembolso integral das inscrições pagas, sem qualquer outra compensação.
 
 
15. DIREITOS DE IMAGEM
 
A organização reserva o direito de utilizar a base de dados dos participantes em futuros eventos, bem como as imagens captadas para efeitos de promoção em todos os suportes (televisão, rádio, imprensa, internet, cartazes, folhetos), sendo todos os Direitos de Imagem do Evento da responsabilidade da organização. A organização providenciará um fotógrafo oficial que cede gratuitamente todas as imagens através de publicação de Álbum nas Redes Sociais em tempo útil.
 
A inscrição no evento e a consequente aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente a autorização de cedência de todos os direitos, sem direito a receberem qualquer compensação económica por parte da organização.
 
Os participantes são livres de captar imagens fotográficas e vídeo do evento;
 
A organização do evento, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram neste evento desportivo, reservam-se o direito de utilizar livremente em todos os países e sob todos as formas, a participação e resultados obtidos pelos intervenientes. A prova será gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e jornalistas para posterior aproveitamento publicitário. Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem, deverão notificar a organização por email (info@racenature.com), caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo.
 
A inscrição no Racenature Mondim de Basto, implica obrigatoriamente que o atleta leu, concordou e aceitou a Política de utilização de dados constante neste site (poderá ser consultada AQUI).
 
 
16.  CONDIÇÃO FÍSICA E CLÍNICA
 
Recomenda-se que todos os participantes realizem um exame médico completo antes de participarem neste evento.
Aconselha-se a realização de uma preparação eficaz e suficiente em termos físicos/desportivos, para a participação no RACENATURE MONDIM DE BASTO 2020.
Do mesmo modo chamamos a atenção para a necessidade de uma alimentação/hidratação adequada, não obstante a organização disponibilizar reforço de líquidos e sólidos em determinados pontos do percurso.
 
 
 
17. CASOS OMISSOS
 
Ao efetuar e validar a inscrição no evento, os participantes assumem o conhecimento e a aceitação sem reservas deste regulamento, renunciando a qualquer procedimento legal contra a organização na sequência da sua participação. Todas as situações omissas serão decididas pela organização em conformidade com os regulamentos gerais da Federação Portuguesa Ciclismo.
 
A organização reserva-se no direito de alterar o presente regulamento, sem aviso prévio, se forem detetadas situações omissas importantes para o correto funcionamento da prova. Estas alterações serão comunicadas no site da prova.
 
 
Voltar para o conteúdo